terça-feira, 24 de abril de 2012

Susana e Sansão – parte I

Você sabia que Susana pode ser uma analogia a Sansão? Não? Então continue lendo!

OBS: como o texto é extenso ele foi dividido em duas partes. Sendo assim, aproveite!

A história de Sansão pode ser encontrada na Bíblia, no livro dos Juízes, do capítulo 13 ao 16.

                              
Sansão, o escolhido por Deus para salvar seu povo da opressão dos filisteus, nasceu através de um anuncio do anjo, pois sua mãe era estéril e por isso foi aconselhada pelo anjo que não comece nenhum tipo de comida impura, nem ela e nem o menino, Sansão, pois o mesmo seria consagrado a Deus. Sansão era nazireu, o mesmo não podia cortar o cabelo, nunca, jamais, em nenhuma hipótese.


Em várias situações Sansão pôde mostrar sua valentia e força diante do seu povo, pois desde um leão até mil homens ele não teve medo de enfrentar, destruindo todo aquele que ameaçasse o seu povo. Sempre esperto e destemido ele tinha o apoio do seu povo. mesmo quando desobedecia os mandamentos de Deus, assim como casar com uma filisteia, ainda tinha o apoio de seu povo o qual o Senhor o havia confiado para ser guardião e libertador.    

A fidelidade de Sansão durou até ele conhecer Dalila, uma linda meretriz filisteia, que o enfeitiçou com sua beleza. Apaixonado, Sansão se casa com Dalila. A partir desse momento ele passa a esquecer o seu oficio como guardião do povo de Deus, se dedicando a sua vida família. Mas mesmo assim, quando o povo hebreu era atacado pelos filisteus, os mesmo ainda diziam: Sansão virá em nosso socorro, como ele sempre veio. Mas Sansão não aparecia.              

Tendo conhecimento da relação de Sansão e Dalila, cada príncipe filisteu oferece à meretriz 13 quilos de prata para que ela descobrisse o segredo da força de seu marido. Como Sansão estava totalmente enfeitiçado por Dalila seria fácil para ela descobrir esse segredo.    
         
Dalila passa a questionar de onde vem a força de Sansão, como pode ele ser amarrado e enfrentando e ele mesmo assim continuar tão forte e poderoso a ponto de enfrentar animais ferozes e mais de mil homens atentando contra sua vida. Então ele, começa a dizer mil formas que poderiam tirar toda a sua força, porém nada do que ela fizesse, faria com que sua força fosse embora. Até que ele, de tanto ela o importunar, contou toda a verdade: “Jamais se passou navalha em minha cabeça”, disse ele, “pois sou nazireu, desde o ventre materno. Se fosse rapado o cabelo da minha cabeça, a minha força se afastaria de mim, e eu ficaria tão fraco quanto qualquer outro homem!”          
                
Vendo Dalila que ele havia contado toda a verdade, mandou chamar os filisteus, que vieram com pratas. Colocaram Sansão para dormir e eles cortaram suas tranças. Logo que acorda, Sansão tenta fugir e não percebe que estão cortando suas tranças, até que ele percebe e nota que sua força havia ido embora.                                                 

Porém, não era o cabelo que dava força a Sansão, mas o próprio Deus. O cabelo era um voto de consagração: uma vez cortado a aliança do Deus seria rompida, e foi justamente isso que aconteceu.                              
Então os filisteus furaram os dois olhos de Sansão o prenderam, e amarrando-o para que ele ficasse girando o moinho até morrer. 

Então, os reis filisteus resolveram dá uma festa para zombar de Sansão. “E Sansão orou ao Senhor: Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! Então Sansão forçou as duas colunas centrais sobre as quais o templo se firmava. Apoiando-se nelas (…) disse: Que eu morra com os filisteus!   Em seguida ele as empurrou com toda a força, e o templo desabou sobre os líderes e sobre todo o povo que ali estava. Assim, na sua morte, Sansão matou mais homens do que em toda a sua vida.” (Cap 16. 28-30.)

Xero na alma- Jadde LLima :*

0 comentários:

Postar um comentário