terça-feira, 24 de abril de 2012

Susana e Sansão – parte II

A História de Susana, a gentil

Susana é a mais linda rainha de Nárnia, a melhor arqueira de toda Nárnia, a mais gentil que Nárnia já teve. Porém, sempre teve um ar de adulta, se achando superior em opiniões e ponto de vista. Durante toda a narrativa dos livros que Susana aparece, ela mostra que mudou no decorrer da história. Em sua segunda ida a Nárnia, ela fala pra Lucia que já havia se acostumado com a Inglaterra. Ou seja, ela não tinha dentro de si aquela essência que todos ainda guardavam, o primeiro encanto por Nárnia. Ela sempre quis passar a imagem de adulta e isso não permitia que tudo o que acontecia ao seu redor a envolvesse tanto. Ela foi uma digna guardiã do presente que o Papai Noel a deu, o arco e a aljava com flechas e a trompa mágica.               


Mas quando ela não estava em Nárnia, ela se encantava com o nosso mundo, a ponto de esquecer tudo o que havia vivido, a ponto de chegar a dizer que Nárnia era coisa de criança. Acredito que o período que sucedeu a sua partida de Nárnia, ela “se descobriu”. Explico: Susana já estava grande, e com o passar do tempo, ela amadureceu mais. mudou, descobriu sua beleza, e seu feminismo. Passou a se preocupar mais com maquiagens, lingeries, compromissos sociais, festas…

Fico a pensar na grande mensagem que Lewis queria transmitir com a vida de Susana...ele queria mostrar como as coisas do mundo, podem nos seduzir, fazendo com que a gente se esqueça do realmente importa.
Susana já não era mais amiga de Nárnia...=/     

Porém, sem criticas. Susana não foi mais a Nárnia, então teve que se adaptar ao nosso mundo, sem Nárnia, nem Aslam. Se fosse um de nós com certeza teríamos feito o mesmo, nos adaptaríamos ao nosso mundo, uma vez que fomos avisados que não mais voltaríamos, mas o que teríamos feito? Com certeza, seria alimentar aquela lembrança e cada emoção vivida em Nárnia, já Susana, optou por esquecer...=/

A explícita analogia:  
    
Tanto Sansão, o mais forte de todos os homens, como Susana, a mais bela rainha, e melhor arqueira, memorável Filha de Eva, ambos esqueceram-se da sua essência, do próprio valor! Esqueceram-se para que foram criados e escolhidos!

Sansão era o bravo destemido, porém esqueceu para que ele foi enviado. Esqueceu que Deus confiou a ele a proteção do seu povo eleito. Como pôde, um escolhido, esquecer-se de proteger seu rebanho, seu povo, sua responsabilidade maior?! Foi em vão a consagração que sua mãe fez desde o ventre materno, se abstendo de comidas impuras, não cortando jamais seu cabelo, por que esse era o símbolo da sua consagração a Deus.

Susana foi Rainha de Nárnia, um país de glória, de paz, de amizade plena de seus habitantes, após lutar em batalhas ao lado de seus irmãos, demais reis e rainha de Nárnia, teve uma Idade de Ouro inteira para lhe servir.                                                                                
                          
O bravo Sansão e a formosa Susana cometeram o mesmo erro, esqueceram-se de si mesmo, preferindo coisas passageiras, como uma vida aqui neste mundo, cheia de enganos, à manter dentro de si o verdadeiro eu de cada um.

Sansão preferiu se deixar encantar por uma meretriz, vinda de um povo inimigo do seu, se enfeitiçou pela beleza da mesma e se deixou enganar por uma mulher que não era a pessoa que iria caminhar com ela para realizar os planos que Deus sonhos para o mesmo, ela foi a pedra, a causa da perdição de Sansão, mas somente por que ele permitiu que assim fosse.  

Susana, preferiu viver em seu mundinho medíocre, cheio de fantasias ilusórias e terrenas, não quis manter em seu coração a fé e a esperança de que Nárnia reinava dentro dela, não quis manter acesa a esperança e certeza que, uma vez Rainha de Nárnia, sempre Rainha de Nárnia. Ela preferiu ser adulta a manter viva dentro dela, aquela menina que tanto se encantava com Aslam e seu País.  
                                                                                                                             
Percebe agora a semelhança dos dois? Ambos deixaram a fé morrer dentro deles, se apegaram aquilo que o mundo ofereceu, naquele momento, e pela falta de fé se deixaram levar pelas correntezas do engano.                                                                                                                       
Esqueceram-se que eram únicos ESCOLHIDOS!!!                         
                                                                
Susana sempre será a Rainha Susana, da trompa mágica. Será sempre a Gentil, a mais bela das rainhas.             Os dois sempre serão exemplos, mas até um certo ponto...até o momento em que se mantém fiéis aquilo que foi confiado...!             
                                                                                                               
Não podemos esmorecer como Susana, nem nos esquecermos de quem somos, como Sansão.

Xero na alma- Jadde LLima :*

3 comentários:

Eu amei mas do meu ponto de vista e da minha onião (apesar de estar escrito nos livros) Lúcia é a mais Linda Rainha de Nárnia!
Bjs amei o blog

Parabéns pelo blog gente ;)

Legal esses posts sobre Susana e Sansão. Me lembrou o post que a Bruna escreveu no País de Aslam no Mundo Nárnia. Também é muito bom, o link: http://mundonarnia.com/analogias-i-susana-e-sansao.html
bjs

É apenas o começo...estamos montando mais analogias pra vc´s...

Postar um comentário